Ordenha das mamas 

O bebezinho nasce e lá estamos nós mães de primeira viagem com muita informação teórica e nenhuma prática para começar a amamentação. 

O bebê de um lado não sabe mamar, a mamãe de outro não sabe amamentar e muitas vezes falta orientação sobre o assunto.

Quando a Julia nasceu, com tudo que li na gravidez me senti perdida, não sabia se o leite havia descido, se a pega na hora da mamada estava correta e pior, não sabia a quem recorrer, foi então que uma amiga me indicou uma consultoria de amamentação.

Não sabia que existia esse tipo de consultoria e com ela aprendi a colocar a Julia no colo na melhor posição para ela e para mim na hora de mamar, posicionar a boquinha para a pega correta e ordenhar o leite que estava começando a endurecer minhas mamas. 

Não consegui entrevistar a Dani (a consultora que me ajudou) mas conversei com a Anna enfermeira e proprietária da Momy  Assessoria  para sabermos um pouco mais sobre o assunto: 

1-Qual a importância da ordenha no aleitamento materno? Quais tipos de problemas são evitados com a prática?

 A ordenha das mamas é uma grande aliada do aleitamento materno durante toda a amamentação, mas em especial logo após o parto e no retorno ao trabalho. A função da ordenha é substituir a sucção do bebê com consequente estimulação das mamas e esvaziamento das mesmas. A retirada do leite através da bomba ou por ordenha manual evita problemas causados pelo acúmulo de leite como o ingurgitamento mamário e a mastite.

Além de estimular a produção de leite, pois quando as mamas permanecem cheias a produção reduz ou cessa já que o organismo entende que não há nenhum bebê mamando e então não precisa produzir.

2- Anna, sabemos que muitas mulheres tem medo quando chega a hora de voltar ao trabalho e prejudicar o aleitamento materno. A ordenha garante à mulher que retorna suas atividades profissionais a continuidade da amamentação?  

Para a mulher que retorna ao trabalho e deseja continuar  com a amamentação a ordenha é fundamental. Ela permite grandes possibilidades da continuidade do aleitamento mas alguns cuidados precisam ser seguidos, como a ordenha frequente das mamas para que a produção não reduza.

3- Qual a dica que você dá as mamães de primeira viagem que estão começando a ordenha? 

Informem-se sobre as maneiras de ordenha, como realizar a ordenha manual, se optarem pela bomba extratora qual modelo se adapta às suas necessidades e os cuidados a serem tomando durante a sua utilização. A realização da ordenha permite que a amamentação prossiga sem grandes problemas, tanto pela estimulação das mamas a produzir mais leite como pela prevenção de complicações.

Minha experiência de mãe para compartilhar com vocês é:  
-Antes de voltar ao trabalho vou fazer uma consulta com a Anna e me informar de todas as possibilidades para continuar o aleitamento materno.

– Durante minha licença eu usei uma bomba de amamentação muito boa que comprei por indicação de uma amiga pois com a ordenha manual não conseguia aliviar os seios já muito cheios.

Para mim funcionou muito bem essa bomba manual da Lansinoh. Só deixando claro que não tenho nenhuma parceria comercial com a marca.

Essa bomba não é machucou os bicos dos seios e em comparação com a bomba convencional consegui retirar muito mais leite com menor número de bombadas. 

Quando a Julia completou 2 meses tive uma crise renal e não queria levar minha filha ao hospital comigo, então tirei o leite com a bombinha e deixei uma mamadeira para minha mãe que ficou com a baby no carro enquanto eu era atendida. 

Quem amamenta em livre demanda sabe o desespero que dá nessas situações e dentro da minha inexperiência consegui resolver dessa maneira. 

– Eu utilizo só nessas situações emergenciais mas quando voltar ao trabalho pretendo continuar amamentando e quero que a Julia possa contar com meu leite durante o dia, por isso também investi nessa bomba mais moderna. 

Trabalho na rua, externa o dia todo, portando uma bomba elétrica não me atenderia a necessidade.

Compartilho com vocês essas informações que, para muitas mamães pode ser o dia a dia, mas que para quem está na primeira vez pode ser valioso. 

A sensação de voltar ao trabalho e ter o leite materno secando deve ser frustrante e assusta muitas mulheres, por isso espero ter ajudado vocês com essas informações! 

Agradeço a Anna, pelo seu tempo e pela forma gentil como atendeu ao Mamãe Up e deixo ali em baixo os contatos dela para as mamães que precisarem! 

Um beijo,

Mamãe Up

Serviço:  

Anna Carolina Polato Yanagiura Gomes

Proprietária da Momy Assessoria para gestantes e recém mães.Enfermeira formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em neonatologia pelo Centro Universitário São Camilo São Paulo.

www.momyassessoria.com.br

Email: contato@momyassessoria.com.br

WhatsApp: (14)9.9801.5897

Instagram: @momyassessoria 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s