Dicas para um pós parto mais feliz!

Hoje vamos falar sobre o pós parto e as coisas que descobri sozinha no perrengue(e na delícia) que é voltar para casa e ter que virar mamãe, se cuidar e amamentar! 

Você pode estar pensando: ah será que um momento tão lindo pode ser tão difícil? Eu te digo: sim! Romantismo a parte, pode ser difícil para as marinheiras de primeira viagem! 

Eu cheguei da maternidade com uma anemia proveniente da perda de sangue no parto por isso o cansaço e o desespero tomaram conta quando eu comecei a dar de mamar em livre demanda! 

Não tinha forças para ficar sentada, comer sozinha ou para cuidar da Julia! As tarefas mínimas como tomar um banho eram um fardo pesado! 

Então aí vai a primeira dica: 

Converse com seu ginecologista, antes do parto, para fazer um hemograma e se for necessário, já comece a reposição de ferro antes do bebê chegar! 

E vou além, se sua ferritina estiver baixa já na gestação combine com seu médico reiniciar a reposição logo na maternidade! A sensação da anemia forte é uma simulação de quase morte, sério gente, sem exagero é horrível! 

Segunda dica

Compre sutiãs de amamentação confortáveis, no minimo umas 8 unidades! E tome banho de sutiã! 

Descobri isso num dia que estava com as mamas tão doloridas da amamentação + o leite descendo e resolvi dar essa dicas porque você irá precisar lavar o sutiã todos os dias (fica com cheirinho de leite desagradável) então já tome banho com ele porque a sustenção durante o banho diminue a dor e ajuda na diminuição do atrito causada pela água caindo no seio sensível! 

Ainda falando dos seios, não deixe a água do chuveiro cair diretamente na mama, procure protegê-las com suas costas! Principalmente se você gosta de banhos mais quentes, corre-se o risco do leite empedrar!

Terceira dica

Se o seu leite já veio e as mamas ficarem endurecidas pela quantidade, faça compressas com água fria, alivia muito! 

A ordenha manual também é importante para a pega correta do bebê. 

Ainda sobre os seios, trate a cada mamada com pomada de lanolina, deixe protegido com absorventes de seio e se possível deite-se entre uma mamada e outra sem sutiã, de barriga pra cima e deixe seu seio “respirar” sem estar coberto!

Quarta dica

Tome sol nos bicos dos seios, de manhã.Meia hora já é suficiente! Faz milagres na cicatrizarão de fissuras e ferimentos!

Eu não acreditava que o sol era tão bom para os seios, achava meio crendice, mas leve essa dica em consideração viu? Ela é realmente válida! 

Quinta dica

Você VAI PRECISAR DE TODA AJUDA POSSÍVEL  nos primeiros 20 dias! Conte com sua mãe, madrinha, sogra ou irmãs/ cunhadas e amigas que oferecerem ajuda e que você tenha intimidade. 

Aliás ter intimidade é indispensável, porque no começo da amamentação por exemplo você vai precisar deixar o seios de fora por várias horas por dia e se tiver vergonha da pessoa que for te ajudar dificulta tudo! 

Aceite que você passou por um parto, que não precisa ser super mulher, bem como não precisa provar pra ninguém que você é a mãe do ano! 

Acredite em mim que me esforcei nos primeiros dias: tudo tem uma consequência! Não se esforce! 

Sexta dica 

Durma entre as mamadas! Minha cunhada tem bebê pequeno, me disse isso desde o começo e eu tentei seguir ao máximo, sempre que consegui o bem estar é incrível! 

Você já não vai dormir direito à noite pois o bebê precisa mamar no mínimo de 3 em 3 horas, por causa da glicemia e do ganho de peso, se não descansar entre as mamadas não vai ficar bem de saúde, nem de humor! 

Acredite: seu corpo precisa de descanso e tranquilidade para se recuperar do parto e amamentar! 

Sétima dica

Seu marido pode ajudar e muito se VOCÊ DEIXAR! Sim, muitas mamães na ânsia de cuidar e aprender nos primeiros dias não incluem o papai nas tarefas e ele precisa e quer fazer parte disso! 

Você também precisa dessa ajuda! Aqui em casa o papai Up se encarregou de fazer a Julia arrotar depois das mamadas e nanar! Enquanto isso você vai cuidar dos sei0s, tomar líquidos, se alimentar e DESCANSAR! 

Porque não há leite que resista a stress e cansaço excessivos! 

A saúde também agradece!

Oitava dica

Como tudo na vida, nessa fase se você abusar o corpo pede a “conta”! Tive síndrome da mulher maravilha quando cheguei da maternidade e foi tiro e queda: minha pressão que foi normal na gestação subiu e sobe agora toda vez que fico muito cansada! 

Sensação ruim demais e é bem comum acontecer no pós parto mesmo que você nunca tenha sido hipertensa! O stress, pouco sono e cansaço contribuem para isso, então se preserve! 

Alimentação o mais natural possível, variada e muita água! Se possível for, chamar uma massagista em casa para drenagem linfática, pois o pós parto quase sempre é sinônimo de muita retenção de líquidos e está leva também à hipertensão. 

Nona dica

Converse com amigas e familiares que tiveram bebê a pouco tempo! As descobertas são muitas e você sempre pode colher informações importantes e novas com essas pessoas! Mas siga seus instintos e observe seu bebê! 

Anote suas dúvidas mais frequentes para conversar principalmente com o pediatra sobre elas nas consultas de rotina. 

Décima dica

Dieta saudável para evitar cólicas no bebê não é frescura, é comprovado que se você evita comer algumas coisas no princípio da amamentação e mantém isso religiosamente por pelo menos três meses, o bebê não terá ou terá menos cólicas ou alergias alimentares então que mal pode fazer não comer aquele chocolate ou fritura? 

Nenhum! Além do mais você só tem a ganhar em saúde com isso. 

Consulte uma nutricionista já no 7 mês de gestação e programe sua alimentação para o pós parto!  

Décima primeira 

Você irá precisar comprar algumas roupas na gestação, invista em blusas e vestidos que deem pra amamentar depois, com botões na frente! Ninguém te fala isso, mas depois na hora de sair com o bebê facilita muito e evita de você gastar dinheiro com mais roupas que depois que voltar ao seu peso não servirão mais! 

Décima segunda dica 

Curta muito seu bebê! Esse novo amor, forte e verdadeiro irá lhe dar força e muita alegria! Beije os pezinhos, cheire, abrace, troque carinho, olhe o corpinho enquanto troca, veja que obra prima você e seu parceiro construíram e agradeça! A Deus ou ao universo/vida, dependendo do que você crê, por esse milagre que se chama filho! 
  

Um beijo,

MamãeUp 

Anúncios

2 comentários sobre “Dicas para um pós parto mais feliz!

  1. Minha dica a todas as mamães … leiam o super blog , diário, guia dessa minha amiga que tanto amo … Cá esse blog trás informações tão úteis e práticas que você não tem idéia!!

    Super beijo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s