Exercício no pós parto

 
Muitas dúvidas rondam a volta à rotina saudável depois do parto, por isso conversei com a educadora física Cristiane Fantini que me explicou mais o assunto e compartilho com vocês: 

1- Qual o tempo médio para volta ao exercício físico depois do parto?

Para o retorno da atividade física em primeiro lugar recomenda-se a liberação médica que normalmente gira em torno de 4 a 8 semanas dependendo se o parto for normal no qual a recuperação é mais rápida ou cesariana e também da recuperação da mãe que é diferente em cada caso. O médico irá avaliar e o professor orientar o melhor tipo de treino. 

2- Qual tipo de exercício você indicaria na hora de recomeçar os treinos para mulheres que não podem ter um personal na orientação? 

Para mulheres sem personal a melhor maneira de começar são com exercícios leves à moderados como: caminhadas, trotes, além de alongamentos. Todos eles com intensidade de leve à moderada, de 20 a 30 minutos, 3x na semana. Há outras modalidades muito importantes que vão auxiliar na volta à boa forma, mas que requer acompanhamento de um profissional habilitado de educação física, mesmo que seja na academia, são elas: musculação leve, Yoga, pilates, localizada sem carga e exercícios para fortalecimento do Core (abdômen e lombar).

3- O exercício físico libera ácido lático, ele pode interferir no gosto ou produção do leite materno? 

Sim, dependendo da intensidade dos treinos pode interferir de maneira a fazer com que a criança queira o desmame pelo sabor do leite azedo e também a mãe corre o risco de secar o leite. Mas tudo isso vai depender de uma série de fatores na hora de se exercitar. A atividade física neste período deve ser moderada, intensidade cardíaca moderada (segundo a sociedade brasileira de medicina esportiva 55 à 75% da máxima onde corresponde à um trabalho mais aeróbico) mesmo porque neste período a queima calórica é muito grande 700 calorias por dia nas mamadas e a produção de ácido latico pode aumentar e liberar no leite, mas isso se o treino for muito intenso. É recomendada todas as atividades que citei acima, mas com tempo, intensidade e volume leve à moderado. O ácido latico costuma ser eliminado muito rápido do organismo, cerca de 30 à 60 minutos pós treino. Deve-se amamentar o bebê antes de ir à academia e no pós espera-se um tempinho.  As atividades aeróbicas leves ou mesmo os intervalos ativos contribuem para a eliminação do ácido latico que sai na urina e no suor.

4- Quais os principais cuidados na questão exercício X alimentação/lactação ? 

Para se obter resultados, independente de pós parto ou não, o sucesso só será garantido com cuidados com relação não só aos exercícios, mas também na correta forma de execução e acompanhamento de um nutricionista que vai orientar a maneira correta de se alimentar no período de lactação. De qualquer forma é importante ressaltar que dietas rígidas de emagrecimento neste período não serão permitidas e lembrar também que a água tem um papel fundamental na produção de leite, recomenda-se tomar de 3 à 5 litros de água por dia, mas o melhor a fazer é ter a orientação dos dois profissionais: professor e nutricionista, para colocar a mamãe no caminho certo.

A obstetra Carla Gimenes indica 60 dias para início da atividade física moderada com segurança! 

Espero poder ter ajudado vocês com as dúvidas mais frequentes, sigam a Cristiane Fantini Personal Trainer no Facebook e tenham ainda mais informações! Além de uma super profissional a Cris está grávida! 😉

Já pode se exercitar? Vale pular carnaval e dançar com os pequenos viu!? Bom carnaval e um tiquinho de juízo!

  
Minha mulher maravilha só na tentativa de equilíbrio! 😀 

Um beijo,

MamãeUp

Fanpage : Cristiane Fantini – Personal Trainer. Licenciatura em Educação Física; Bacharel em Educação Física; Credenciada nos módulos do Core 360 ( treinamento funcional); Avaliadora Física, Circuito Funcional e Musculação; Grupos especiais: idosos e gestantes. Contato: 995354445

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4 comentários sobre “Exercício no pós parto

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