BabyUp Update

Oi gente linda!

Neste post vamos dar uma atualizada de como está o desenvolvimento da babyUp.

Fomos ao pediatra na sexta passada e a Julia ganhou um quilo inteirinho  e cresceu 4,5 cm em 20 dias! 

 

Está com peso ideal para um mês e altura de dois meses! 😀 mamãeUp ficou tão orgulhosa!  

O Dr. Galvão, nosso pediatra liberou a gente deixar ela dormir e mamar literalmente em livre demanda, só quando ela reclamar!
Ah que alegria pra mamãe e PapaiUp! A sensação de dever cumprido nos contagiou. 

Teve mêsversário simplezinho mas cantamos parabéns e sopramos velinha! PapaiUp comeu bolo, porque mamãeUp tem medo de comer açúcar e dar cólica na bebezinha! 

  Comer e banho pra mamãe é na correria, quando dá, PapaiUp e VovóUp têm sido indispensáveis para o bom andamento da rotina! Minha mãe tem vindo duas vezes por semana para me dar uma mão cozinhando e PapaiUp tem acordado a cada mamada para trocar fraldas e as vezes ninar! 

De madrugada ela tem acordado de 1h30 em 1h30 mais ou menos, às vezes dorme tranquila 3 horas seguidas. 

Mesmo assim o sono bate forte e aproveito pra reforçar o que já disse em posts anteriores: durma sempre com seu filho(a) entre uma mamada e outra! O descanso é essencial para a saúde!   

  
Papai pegou a gente nanando no sofá 🙂

A partir desse mês o pediatra também liberou descer um pouco no prédio, dar uma voltinha no jardim! Tenho tentado levar ela pela manhã e ela tem gostado de tomar um arzinho! Confesso que para mim é uma delicia também! 

  
A gente fica tão absorvida com a rotina dos primeiros trinta dias com o bebê que quando sai um tiquinho assim, parece um passeio e tanto! Até contei lá na fanpage do Facebook quando descemos o primeiro dia!

Tenho uma amiga mamãe de dois, a Dani que brinca dizendo que comprar pão na padaria pode ser a maior diversão das mamães nesse período Rs ! 

Pra mim o melhor passeio é o dia do pediatra, carro, gente e até um batonzinho eu passei! 😀

  

Fomos de vestido igual! Aliás, compramos no Mundinho Kids e amamos nosso vestido mãe e filha! Não ficou um charme gente? ❤

Julia teve a primeira indisposição: de madrugada começou a respirar com certa dificuldade e acordar chorando, meu pediatra que é especial, nos respondeu à mensagem que enviei na mesma hora, pedindo para medicar, dar inalação e rinossoro! Ufa que susto! 

  
Ela ficou amuadinha mas super boazinha pra fazer a inalação! Aqui fica a dica: inalação depois que eles pegam no sono é sempre mais simples de fazer!

Muita gente acha que é besteira não sair com o bebê antes dos dois meses ou das vacinas e tem os que digam: “que frescura to só resfriado, não posso ir visitar!?”

O pediatra da Julia explicou que uma simples gripe com um mês de vida pode machucar o pulmão do bebê de forma irreversível, portanto mamães tome SIM cuidado com saídas e pessoas que esteja resfriadas ou gripadas. 

Mas essa semana MamãeUp precisava colher sangue para um exame e nos aventuramos! Levamos ela no carrinho pois o laboratório fica duas ruas para baixo de onde moramos e ela ficou super tranquila!  

 
Acho que é (tudo) isso! 

Um beijo,

MamãeUp 

  

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Dicas para um pós parto mais feliz!

Hoje vamos falar sobre o pós parto e as coisas que descobri sozinha no perrengue(e na delícia) que é voltar para casa e ter que virar mamãe, se cuidar e amamentar! 

Você pode estar pensando: ah será que um momento tão lindo pode ser tão difícil? Eu te digo: sim! Romantismo a parte, pode ser difícil para as marinheiras de primeira viagem! 

Eu cheguei da maternidade com uma anemia proveniente da perda de sangue no parto por isso o cansaço e o desespero tomaram conta quando eu comecei a dar de mamar em livre demanda! 

Não tinha forças para ficar sentada, comer sozinha ou para cuidar da Julia! As tarefas mínimas como tomar um banho eram um fardo pesado! 

Então aí vai a primeira dica: 

Converse com seu ginecologista, antes do parto, para fazer um hemograma e se for necessário, já comece a reposição de ferro antes do bebê chegar! 

E vou além, se sua ferritina estiver baixa já na gestação combine com seu médico reiniciar a reposição logo na maternidade! A sensação da anemia forte é uma simulação de quase morte, sério gente, sem exagero é horrível! 

Segunda dica

Compre sutiãs de amamentação confortáveis, no minimo umas 8 unidades! E tome banho de sutiã! 

Descobri isso num dia que estava com as mamas tão doloridas da amamentação + o leite descendo e resolvi dar essa dicas porque você irá precisar lavar o sutiã todos os dias (fica com cheirinho de leite desagradável) então já tome banho com ele porque a sustenção durante o banho diminue a dor e ajuda na diminuição do atrito causada pela água caindo no seio sensível! 

Ainda falando dos seios, não deixe a água do chuveiro cair diretamente na mama, procure protegê-las com suas costas! Principalmente se você gosta de banhos mais quentes, corre-se o risco do leite empedrar!

Terceira dica

Se o seu leite já veio e as mamas ficarem endurecidas pela quantidade, faça compressas com água fria, alivia muito! 

A ordenha manual também é importante para a pega correta do bebê. 

Ainda sobre os seios, trate a cada mamada com pomada de lanolina, deixe protegido com absorventes de seio e se possível deite-se entre uma mamada e outra sem sutiã, de barriga pra cima e deixe seu seio “respirar” sem estar coberto!

Quarta dica

Tome sol nos bicos dos seios, de manhã.Meia hora já é suficiente! Faz milagres na cicatrizarão de fissuras e ferimentos!

Eu não acreditava que o sol era tão bom para os seios, achava meio crendice, mas leve essa dica em consideração viu? Ela é realmente válida! 

Quinta dica

Você VAI PRECISAR DE TODA AJUDA POSSÍVEL  nos primeiros 20 dias! Conte com sua mãe, madrinha, sogra ou irmãs/ cunhadas e amigas que oferecerem ajuda e que você tenha intimidade. 

Aliás ter intimidade é indispensável, porque no começo da amamentação por exemplo você vai precisar deixar o seios de fora por várias horas por dia e se tiver vergonha da pessoa que for te ajudar dificulta tudo! 

Aceite que você passou por um parto, que não precisa ser super mulher, bem como não precisa provar pra ninguém que você é a mãe do ano! 

Acredite em mim que me esforcei nos primeiros dias: tudo tem uma consequência! Não se esforce! 

Sexta dica 

Durma entre as mamadas! Minha cunhada tem bebê pequeno, me disse isso desde o começo e eu tentei seguir ao máximo, sempre que consegui o bem estar é incrível! 

Você já não vai dormir direito à noite pois o bebê precisa mamar no mínimo de 3 em 3 horas, por causa da glicemia e do ganho de peso, se não descansar entre as mamadas não vai ficar bem de saúde, nem de humor! 

Acredite: seu corpo precisa de descanso e tranquilidade para se recuperar do parto e amamentar! 

Sétima dica

Seu marido pode ajudar e muito se VOCÊ DEIXAR! Sim, muitas mamães na ânsia de cuidar e aprender nos primeiros dias não incluem o papai nas tarefas e ele precisa e quer fazer parte disso! 

Você também precisa dessa ajuda! Aqui em casa o papai Up se encarregou de fazer a Julia arrotar depois das mamadas e nanar! Enquanto isso você vai cuidar dos sei0s, tomar líquidos, se alimentar e DESCANSAR! 

Porque não há leite que resista a stress e cansaço excessivos! 

A saúde também agradece!

Oitava dica

Como tudo na vida, nessa fase se você abusar o corpo pede a “conta”! Tive síndrome da mulher maravilha quando cheguei da maternidade e foi tiro e queda: minha pressão que foi normal na gestação subiu e sobe agora toda vez que fico muito cansada! 

Sensação ruim demais e é bem comum acontecer no pós parto mesmo que você nunca tenha sido hipertensa! O stress, pouco sono e cansaço contribuem para isso, então se preserve! 

Alimentação o mais natural possível, variada e muita água! Se possível for, chamar uma massagista em casa para drenagem linfática, pois o pós parto quase sempre é sinônimo de muita retenção de líquidos e está leva também à hipertensão. 

Nona dica

Converse com amigas e familiares que tiveram bebê a pouco tempo! As descobertas são muitas e você sempre pode colher informações importantes e novas com essas pessoas! Mas siga seus instintos e observe seu bebê! 

Anote suas dúvidas mais frequentes para conversar principalmente com o pediatra sobre elas nas consultas de rotina. 

Décima dica

Dieta saudável para evitar cólicas no bebê não é frescura, é comprovado que se você evita comer algumas coisas no princípio da amamentação e mantém isso religiosamente por pelo menos três meses, o bebê não terá ou terá menos cólicas ou alergias alimentares então que mal pode fazer não comer aquele chocolate ou fritura? 

Nenhum! Além do mais você só tem a ganhar em saúde com isso. 

Consulte uma nutricionista já no 7 mês de gestação e programe sua alimentação para o pós parto!  

Décima primeira 

Você irá precisar comprar algumas roupas na gestação, invista em blusas e vestidos que deem pra amamentar depois, com botões na frente! Ninguém te fala isso, mas depois na hora de sair com o bebê facilita muito e evita de você gastar dinheiro com mais roupas que depois que voltar ao seu peso não servirão mais! 

Décima segunda dica 

Curta muito seu bebê! Esse novo amor, forte e verdadeiro irá lhe dar força e muita alegria! Beije os pezinhos, cheire, abrace, troque carinho, olhe o corpinho enquanto troca, veja que obra prima você e seu parceiro construíram e agradeça! A Deus ou ao universo/vida, dependendo do que você crê, por esse milagre que se chama filho! 
  

Um beijo,

MamãeUp 

Mamãe Up e o emagrecimento pós parto

Hoje vou compartilhar um pouco da minha história e objetivos pro futuro como mulher/mãe! 

Sempre tive que fazer dieta pra manter meus sofridos e amados 65 quilos, pois tenho uma tendência maledeta: engordar! Pra ajudar nasci numa família de italianos e amo comer! 

Bom pulando a parte da adolescência que tive uma perda irreparável (um irmão falecido, outro dia falamos disso!) e cheguei aos 80 quilos, vamos para antes da gravidez!

Casei com meus lindos 65 quilos e viajei de lua de mel pra Europa! Comi, bebi e não rezei, Rs só pequei! Não pera, tava casada, rs voltando: engordei 5 quilos em 20 dias de hedonismos pelo lindo continente! Resultado? Quando engravidei em maio estava numa rotina saudável mas com 70 quilos e tive vários problemas ao longo da gestação como: descolamento de placenta que já contei pra vocês em posts anteriores e pré diabetes gestacional que contribuíram para um ganho extra de peso!

Agora façamos o exercício mental matemático: Somando hormônios, pré diabetes gestacional à minha fome AND ansiedade, com o plus de não poder me exercitar devido ao descolamento: terminei a gestação com 98 quilos! 😱

Sim! 28 quilos no total e agora é hora de começar a pensar em como fazer para voltar aos 65 quilos, confortáveis e saudáveis porque aqui não estamos falando só de estética, também de saúde! Sem neuras, nem correrias!

  
Na foto a esquerda no final da gestação com 98 quilos recorde máximo de peso  de toda minha vida! À direita 23 dias após o parto com 88 quilos 😀

O que planejo agora? Um programa de exercícios está sendo preparado pelo meu irmão e personal Gabriel (Gabriel Conca Personal -fanpage) para início dia 19/3 quando a obstetra liberará os exercícios físicos! Estou seguindo uma dieta sem restrição de quantidades mas com qualidade! Sem glúten ou lactose ou mesmo traços de proteína de vaca para evitar cólicas e alergias na Julia, prescrita pela minha nutri/ cunhada- titia da Julia Edvania da Estima Nutrição

  
Graças a Deus não tenho nenhuma exigência de tempo ou cobrança de ninguém é mesmo uma preocupação de mim, comigo para ser saudável e ativa para minha Julinha e minha família/ trabalho no futuro! 

  
Afinal essa lindeza merece toda minha energia pra brincar e pular, daqui a pouquinho já né? O tempo passa tão rápido! 

Porque compartilhei? Para ajudar as mamães e gravidinhas que estão preocupadas com isso! Vamos juntas, seja na dieta da gravidez, seja no pós parto?

Vou contando tudo pra vocês! 

Um beijo,

Mamãe Up

Exercício no pós parto

 
Muitas dúvidas rondam a volta à rotina saudável depois do parto, por isso conversei com a educadora física Cristiane Fantini que me explicou mais o assunto e compartilho com vocês: 

1- Qual o tempo médio para volta ao exercício físico depois do parto?

Para o retorno da atividade física em primeiro lugar recomenda-se a liberação médica que normalmente gira em torno de 4 a 8 semanas dependendo se o parto for normal no qual a recuperação é mais rápida ou cesariana e também da recuperação da mãe que é diferente em cada caso. O médico irá avaliar e o professor orientar o melhor tipo de treino. 

2- Qual tipo de exercício você indicaria na hora de recomeçar os treinos para mulheres que não podem ter um personal na orientação? 

Para mulheres sem personal a melhor maneira de começar são com exercícios leves à moderados como: caminhadas, trotes, além de alongamentos. Todos eles com intensidade de leve à moderada, de 20 a 30 minutos, 3x na semana. Há outras modalidades muito importantes que vão auxiliar na volta à boa forma, mas que requer acompanhamento de um profissional habilitado de educação física, mesmo que seja na academia, são elas: musculação leve, Yoga, pilates, localizada sem carga e exercícios para fortalecimento do Core (abdômen e lombar).

3- O exercício físico libera ácido lático, ele pode interferir no gosto ou produção do leite materno? 

Sim, dependendo da intensidade dos treinos pode interferir de maneira a fazer com que a criança queira o desmame pelo sabor do leite azedo e também a mãe corre o risco de secar o leite. Mas tudo isso vai depender de uma série de fatores na hora de se exercitar. A atividade física neste período deve ser moderada, intensidade cardíaca moderada (segundo a sociedade brasileira de medicina esportiva 55 à 75% da máxima onde corresponde à um trabalho mais aeróbico) mesmo porque neste período a queima calórica é muito grande 700 calorias por dia nas mamadas e a produção de ácido latico pode aumentar e liberar no leite, mas isso se o treino for muito intenso. É recomendada todas as atividades que citei acima, mas com tempo, intensidade e volume leve à moderado. O ácido latico costuma ser eliminado muito rápido do organismo, cerca de 30 à 60 minutos pós treino. Deve-se amamentar o bebê antes de ir à academia e no pós espera-se um tempinho.  As atividades aeróbicas leves ou mesmo os intervalos ativos contribuem para a eliminação do ácido latico que sai na urina e no suor.

4- Quais os principais cuidados na questão exercício X alimentação/lactação ? 

Para se obter resultados, independente de pós parto ou não, o sucesso só será garantido com cuidados com relação não só aos exercícios, mas também na correta forma de execução e acompanhamento de um nutricionista que vai orientar a maneira correta de se alimentar no período de lactação. De qualquer forma é importante ressaltar que dietas rígidas de emagrecimento neste período não serão permitidas e lembrar também que a água tem um papel fundamental na produção de leite, recomenda-se tomar de 3 à 5 litros de água por dia, mas o melhor a fazer é ter a orientação dos dois profissionais: professor e nutricionista, para colocar a mamãe no caminho certo.

A obstetra Carla Gimenes indica 60 dias para início da atividade física moderada com segurança! 

Espero poder ter ajudado vocês com as dúvidas mais frequentes, sigam a Cristiane Fantini Personal Trainer no Facebook e tenham ainda mais informações! Além de uma super profissional a Cris está grávida! 😉

Já pode se exercitar? Vale pular carnaval e dançar com os pequenos viu!? Bom carnaval e um tiquinho de juízo!

  
Minha mulher maravilha só na tentativa de equilíbrio! 😀 

Um beijo,

MamãeUp

Fanpage : Cristiane Fantini – Personal Trainer. Licenciatura em Educação Física; Bacharel em Educação Física; Credenciada nos módulos do Core 360 ( treinamento funcional); Avaliadora Física, Circuito Funcional e Musculação; Grupos especiais: idosos e gestantes. Contato: 995354445