Mitos e verdades sobre amamentação 

Como qualquer outra situação na vida acredito que a amamentação pede bom senso e maturidade à mãe.

O leite materno exclusivo é o alimento ideal para o bebê até os seis meses de idade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) porém ouço de muitas mães que a pressão para que tudo aconteça de forma romântica é muito grande! 

  
Vamos aos fatos? A maioria das mulheres relatam dor no início da pega do bebê, algumas têm o bico invertido, tem quem não consiga dar o peito por cirurgias anteriores e tem quem não queira! 

Casos de refluxo e alergias alimentares também são fatores que interferem em algumas situações. 

Falando abertamente: acredito que cada um é cada um! 

Quero dar de mamar para Julia até quando puder, até quando ela aceitar mas sei que se por qualquer razão isso não puder acontecer, não posso e não devo me sentir culpada.

Toda mãe quer o melhor para seu filho, mesmo que seja o melhor, dentro do que ela acredita ou tem informação e possibilidade para fazer.

Vamos aos mitos e verdades mais perguntados aos médicos :

Prótese de silicone prejudica a qualidade do leite?

Com as técnicas atuais de colocação de próteses mamárias, geralmente não, mas dependendo da técnica pode atrapalhar a amamentação por interferir na quantidade e na saída/retirada do leite, mas não na qualidade dele.

E a mamoplastia redutora? (redução das mamas)

Pode atrapalhar a amamentação por interferir na quantidade e na saída/retirada do leite.

Canjica e cerveja preta estimulam a produção do leite?
A mãe que está amamentando deve tomar bastante líquidos (pelo menos 1 litro por dia), para garantir uma boa produção de leite. Não há comprovação científica de que determinados líquidos possam aumentar o leite, então, a mãe pode ingerir o que mais gostar ou preferir. Alcoólicos são contra-indicados durante a amamentação, assim como o tabagismo, porque podem passar para o leite substâncias prejudiciais.
O leite materno pode ser congelado?

Sim, pode. O frasco de leite ordenhado deve ser imediatamente guardado na geladeira ou no freezer. O leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e nofreezer ou no congelador por até 15 dias.

Estresse faz o leite secar?

Pode fazer, pois é um estímulo negativo à amamentação: o medo, a dor, o stress, são fatores que aumentam a adrenalina no sangue materno e esta faz com que se diminua e estímulo para produção do leite materno.

A alimentação da mãe reflete no leite?
A mulher que amamenta deve beber bastante líquidos ao longo do dia e se alimentar bem. A qualidade da alimentação materna deve visar a sua saúde e o seu bem estar, sendo o leite materno, consequência. O leite materno apresenta composição semelhante para todas as mulheres do mundo, apesar das surpreendentes diferenças alimentares entre elas, apenas as com desnutrição grave têm seu leite afetado em quantidade e qualidade. É claro que os exageros devem ser evitados, bem como as bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Existe uma posição ideal para amamentar?

Para uma boa e eficiente amamentação deve haver uma boa “pega” do bebê ao seio materno e para isso, uma posição confortável e relaxada da mãe. O bebê deve estar com roupas adequadas, de preferência com braços e pernas livres, com corpo voltado para a mãe e cabeça alinhada com o corpo. As mamas devem estar expostas e a mãe deve segurar a mama em forma de “C” (dedo polegar na parte superior e os outros 4 dedos na inferior) com cuidado para deixar a aréola livre e para não fazer forma de “tesoura”. Existem sinais para verificarmos se houve uma boa “pega”:

– A aréola foi em grande parte ou, quase toda, abocanhada (não deixar o bebê pegar só o mamilo, pois machuca o seio materno e não sai leite! O leite está “guardado” na aréola)

– O queixo do bebê está tocando o seio

– A boca do bebê está bem aberta e seu lábio inferior está voltado para fora

– A aréola está mais visível acima da boca do que a baixo
 Quando a mãe produz muito leite e quer doar pode interferir na amamentação do filho?

Não, o estímulo principal para produção de leite é a sua saída ou retirada, se está sobrando, a tendência é que se continue produzindo abundantemente. Inclusive, a retirada do leite pode ajudar a melhorar o desconforto de mamas muito ingurgitadas e facilitar a pega do filho ao seio.
Pegar sol nos seios é benéfico à saúde?
O tratamento para acelerar a cicatrização de lesões mamilares com banho de sol, atualmente não tem sido mais recomendado, pois a manutenção da hidratação dos tecidos machucados é importante para uma melhor recuperação, podendo-se passar o próprio leite materno em fissuras que, por ventura, tenham ocorrido. Mas neste caso é importante verificar a pega do bebê ao seio materno, que se adequada, não deve machucar a mãe. É preciso cautela na recomendação de cremes, óleos ou loções, pois eles podem causar alergias, ou ainda, afetar a amamentação.

Algumas mamães mencionam sobre amamentar deitada ser bom para o bebê e mamãe quando ele está um pouquinho maior,com  uns três meses, a mãe pode estar cansada, esse modo dá uma aliviada para algumas. E não dá infecção no ouvido como pensam (um mito). 

O doutor Luiz Augusto Melo, pediatra, me contou um pouco sobre como ele orienta em seu consultório nos primeiros momentos pós nascimento: “O aleitamento materno é importante à criança, pois além de todos os nutrientes, temos uma rica quantidade de imunoglobulinas responsáveis pela imunidade do bebê , promovendo também o vínculo materno fetal , sendo importante para a mãe também pois proteje contra o câncer de mama e de ovário.

O leite desce por volta do terceiro ao quinto dia ( apojadura) e a mãe tem que oferece à criança toda vez que esta solicitar ( livre demanda) e sempre que possível oferecer as duas mamas preferencialmente alternando o inicio das mamadas .

Cada criança tem a sua duração de mamadas, quanto mais mamar maior será o tempo da próxima mamada.

Para amamentar a mãe deve ficar sempre sentada e confortável e a criança com o pescoço alinhado com o corpo e uma boa pega é importante para produzir mais leite e evitar as rachaduras dos mamilos.

A aréola deve estar mais visível acima da boca que abaixo.

O leite pode ser conservado na geladeira por mais ao menos doze horas e no freezer por quinze dias, se retirado. 

Saliento mais uma vez que o contato com o calor da pele da mãe traz a criança o sentimento de segurança e amor que ela necessita.” 

Mamães e papais Up  acalmemos  nossos  corações porque com informação, buscando ajuda e confiando que cada situação acontece por algum motivo, tudo dará certo! 😉 

Espero que tenham gostado. 

Um beijo 

Mamãe Up 

Fontes de pesquisa: http://www.brasil.gov.br http://brasil.babycenter.com

Anúncios

Um comentário sobre “Mitos e verdades sobre amamentação 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s